Tuesday, May 15, 2007

Lembranças perfumadas.....

Minha Mãe, Muitas vidas....
Uma história de vida..

Ao longo de nossos dias, entre alegrias, tristezas, vamos nos somando, conhecendo lugares, pessoas vivenciando coisas boas e trocando experiências...
O melhor de tudo isso é poder transformar estes momentos em relicários, quando estes estão na memória, o coração nunca mais os perderá!
Assim são as lembranças de minha mãe......

Os momentos da infância vividos na pequena cidade de Virgínia, MG, são trocados, aos 4 anos de idade, por uma São Paulo dos anos trinta, já moderna pra época, .... o pai, Augusto de Souza, era ''homem importante '' pertencia a Brigada da Cavalharia, e sua mãe LUIZA , uma mulher emancipada pra época, tudo sabia, tudo resolvia, tudo fazia, eu diria que ''ela foi modelo de caráter seguido pelos filhos, netos e geração que a seguiu''.

A família de Dona Luiza crescia, ao primogênito, se somou mais cinco, o que para a gente seria sonho, ''morar em plena Avenida São João'', para minha mãe foi fato marcante em sua vida de menina, e de seus outros irmãos.
Por motivos de transferências de seu pai para a capital paranaense, minha avó, voltou com os filhos para a pacata Virginia, e passa a educar seus filhos, com o apoio do seu pai, Sr. Virgilio .., pessoa na qual ela nutria um amor filial divino, pela intensa dedicação e amor que dele recebia!
Minha mãe, crescia entre a dedicação do avós maternos, o carinho de pessoas as quais lhe foi dadas como presente em sua vida, os tios, homens de caráter, Shá Chiquinha, D.Zeze Gaioso, sua professora, D. Lilita Brito, e Monsenhor Dalízio.Sua vida se passou entre estar na fazenda e na cidade!
Do seu tempo de escola, ás idas ao cinema, dos passeios no átrio da Igreja da Nossa Senhora da Conceição com as primas, os primos, os passeios `a cavalo, por vezes escondidos dos tios, tudo está bem gravado em sua memória. Até as flores que deixava aos pés do Altar de santa Teresinha, e de Santo Antonio. Minha mãe conhecia as artes femininas, bordava, costurava, e pintava. Como adolescente, e menina-moça, se viu preferida por pretendentes, elegantes e inteligentes, mas foi num encontro marcado no cinema que sua vida amorosa começou...Engraçado que ela estava em Itanhandu, para tratar do dentes, quando percebeu que seu coração estava sendo conquistado, e se viu presa ao afeto e atenções do ''N...F''......moreno charmoso, já cobiçado por outras, ...mas, familia boa se junta á família boa, onde ela recebia toda a afeição da sogra, e como ela mesmo diz....''não houve outra sogra, melhor que minha .....
Tudo se fez como Deus quis...casamento, filhos, filhos e ..mais filhos...., promessas cumpridas á pé até o Santuário de Aparecida do Norte, por meu pai, tudo já estava sobre a proteção de Nossa Senhora!
Em uma daquelas conversa de marido e mulher, e com filhos ainda pouco crescidos, eles decidem vir pra Caçapava.. Ela nos conta, que teve em sonho a visão da igreja que passaria a freguentar, participar e comungar........e para nossa alegria, essa igreja, tinha essa imagem que todos agora apreciam .....é linda...que bom que Deus já lhe havia mostrado um caminho, bastava apenas que se confiassem Nele....
Corajosos meus pais foram, com nove filhos a ''tiracolo'' , uma cidade pra desbravar..uma vida a viver e muitas a construir!


Hoje ela está aqui, agradecida pela acolhida, vitoriosa, aos 79 anos, 43 anos aqui vividos.

Nós , ......filhos, sabemos que muitas lágrimas rolaram neste caminho,.e não foram poucas!...a ausência do pai, a ausência do namorado, noivo e marido fiel, '' N F'' como era aqui facilmente conhecido, a ausência de sua querida mãe, amiga e companhia na educação dos filhos, a perda do filho, Fernando Antonio, depois de intensa agonia no hospital. Os netos, trouxeram conforto à essas perdas, mas, existe uma saudade latente no coração da mãe que ama seus filhos...
Hoje, nós a vemos, forte e frágil. como mãe acolhe seus filhos e reúne com sabedoria que lhe foi concedida pela proteção de Nossa Senhora Aparecida. e Nossa Senhora das Dores, e com toda a beleza das flores que ela depositava pra Santa Teresinha.

O tempo desgastou o frescor de sua juventude,suas rugas são sinais da intensa vida de dedicação e amor com que viveu os encantos e desencantos do amor, da dor e da perda de tantos entes queridos. Sua força física é agora menor, mas tem a força espiritual estabelecida pelas orações e graças divinas.
Contudo, das amizades feitas, das novas pessoas que entraram em sua vida, das flores que colheu, e recebeu, nada será esquecido,. tudo está registrado no livro de sua vida.

De todos os filhos, netos cunhados, e amigos que freguentam sua casa e pela acolhida que dá,
o carinho,...
Parabéns pela força de vida que é...pelo exemplo, pelo carisma de mãe que aproxima, e inspira... QUE DEUS A ABENÇÕE!

Aí estão as suas merecidas flores......

No comments:

Blog Archive

Visitante

contador para sites
Powered By Blogger